Formação Continuada

A extensão da formação continuada dos professores é uma necessidade que habilita de forma constante os educadores, com resultados de extremo benefício para eles, para os alunos, para a escola e, finalmente, para a sociedade.

A imagem acima demonstra o circuito de resultados e a grandeza do que uma boa política educacional, com o apoio da tecnologia, oferece no ensino e aprendizagem. Não se poderá conceber globalmente uma educação que não seja inovadora com a exigência do século 21.

Na sociedade do conhecimento professores e alunos são usuários de internet e acessam diariamente as redes sociais e inúmeros ambientes de aprendizagem virtual, apoiados por sofisticadas tecnologias da informação e comunicação (TIC), que possibilitam interações para a construção de novos saberes. Quando alunos e professores são inseridos nos ambientes virtuais, todos opinam, discutem, participam, porque as ferramentas digitais são interativas e remetem todos ao discurso virtual.

Na dinâmica comunicacional e didática entre professores e alunos no século 21, torna-se necessário a formação dos professores para a utilização das TIC no aprendizado em sala de aula e na modalidade a distancia.

Quando professores incorporam as TIC nas suas práticas pedagógicas, conseguem desenvolver um ambiente mais colaborativo para realização de projetos. Com base neste contexto, a metodologia TOPICT Education foi desenvolvida para professores proporcionarem a seus alunos oportunidades de aprendizagem com o apoio das tecnologias da informação e comunicação.

A TOPICT Learning realiza diferentes programas de formação via modalidade a distância (EaD), com equipe técnica altamente qualificada, formada por tutores especializados em tecnologia educacional para capacitar profissionais da educação.

Diferenciais da formação

  • Durante o curso ocorre o trabalho em equipe, que resulta na criação de planos de aula (Cenários de Aprendizagem)
  • Todos os módulos oferecem forte base pedagógica e didática
  • Materiais e conteúdos dos cursos foram inspirados para promover ideias de como ensinar, sobre e com as TIC
  • Através da comunicação assíncrona, os tutores realizam a mediação e estimulam os cursistas da mesma turma a incorporarem as TIC no ambiente escolar

Benefícios da formação

  • Professores tornam-se mais confiantes na utilização de ferramentas digitais
  • Professores adquirem habilidades para inovar métodos de aprendizagem, cenários de aprendizagem e autoria para desenvolvimento de conteúdos
  • Durante o curso professores adquirem melhoras significativas em suas práticas pedagógicas
  • Os cursos promovem o conhecimento e uso de ferramentas WEB 2.0
  • Professores conseguem engajar seus alunos com uso criterioso das TIC
  • O curso contribui para a motivação da aprendizagem entre professores e alunos